Label FM

2008-07-16

Família

Já há algum tempo que ando para falar deste assunto tão delicado: a homo-parentalidade (ou lesbo-maternidade?!?!). A verdade é que não sou mãe biológica, sou uma espécie de madrastra, ficando sempre na dúvida de que termo melhor se adequa ao caso. Sem a necessidade específica de ter essa palavra definida, a verdade é que neste casamento abracei uma família completa: uma mulher, dois filhos e um sem fim de cães (faltam os gatos).
Não somos uma família menor do que as outras, nem mesmo diferente, porque os problemas que surgem no decorrer do quotidiano são exactamente os mesmos que decorrem nas famílias tradicionais: a escola, as contas, a rotina, a educação, o sentimento de união entre todos e o diálogo. Dentro de toda a frontalidade que nos rodeia há um tema não aflorado: a relação que a mãe tem comigo. Há uma espécie de pacto silencioso entre todas as partes, que não chateia, não incomoda, nem sequer diminui o respeito entre todas as partes, especialmente o respeito mais ingrato e difícil de obter: o meu com as crianças (entretanto adolescentes). Obedecem-me e questionam-me da mesma forma que agiriam com a mãe, sabem a qual de nós as duas devem pedir as coisas, dependendo daquilo que pretendem.
Nota-se um equilíbrio, sem dúvida. Por isso penso muitas vezes no facto de duas mulheres educarem sozinhas uma criança desde o seu nascimento, sem a existência de uma figura masculina. Esta é a problemática mais debatida, sem dúvida, mas a verdade e a experiência ditam-me que duas pessoas, independentemente do seu sexo, representam sempre dois pólos, o mais e o menos, o leve e o pesado, o mais permissivo e o mais autoritário, e as crianças conseguem aperceber-se disso e descobrir o seu equilíbrio pelo meio da família.
Falo de uma esperiência muito pessoal, envolta num sem-fim de facetas e prismas, sendo que as nossas crianças têm um pai que, presente ou não, existe. São as novas famílias, diversas e amplas, sendo que o tradicional termo "família" terá cada vez mais acepções para além do arquetipicamente conhecido.

Sem comentários: