Label FM

2008-12-22

Espiritus versus Anima

Espírito, já diziam os romanos, é o nosso lado masculino, o lado guerreiro e viril, o inconsequente e ousado, o que vai à luta, apanha e dá tareia, é, numa primeira análise, a nossa primeira esfera pessoal, o lado mais visível, o que é mais tentado e testado.

Alma, é o nosso lado feminino, a emotividade, as sensações, a poesia, a dor e o amor profundos, a que nos dá base e sustenta a nossa existência. Para se chegar a alma passamos por várias peneiras que diferenciam o essencial do acessório.

Ambas coexistem em nós, mulher/homem, acção/sentimento. Ambas fazem parte das pessoas que somos e, em primeira mão, damos a conhecer o nosso espírito guerreiro e orgulhoso, numa última entrega, abrimos as portas da nossa alma a quem é merecedor desse espaço.

A "Ego-sofia" é apenas a filosofia do eu, do ser, da essência, de quem somos e como nos traduzimos perante olhares alheios, da forma como temos a capacidade extraordinária de compatimentarmos a nossa existência e termos diversas facetas, uma multiplicidade de pequenos "eus" que nos permite distinguir quem somos em cada um dos momentos.

Chega uma altura em que nos cansamos desse jogo, mas em que prezamos mais o nosso eu íntimo (a alma) e que damos liberdade criativa ao nosso espírito para estar em todas as situações. Confuso ou não, este é um pensamento a reter: chega uma altura na vida em que aprendemos a seleccionar e a degustar e é importante sentirmos que abrimos essa porta, que avançámos mais um patamar neste ciclo de crescimento.

Cresci e estou curiosa para conhecer qual será a próxima paragem! :)

2 comentários:

Anónimo disse...

Interessante.
G.

g disse...

Um Bom Natal para vocês.

Aquele G. é meu.

Bjs Nossos