Label FM

2008-06-14

Light...

... ma non troppo, a forma como gostaria que comentassem isto de que vou agora falar. Sabendo de antemão que é um tema difícil, gostaria mesmo de uma breve introspecção e testemunho de quem por aqui pousar o olhar.

Iniciando: ontem, depois de irmos à Feira do Livro, de jantarmos nas Docas e da amena cavaqueira com pessoas conhecidas que encontrámos, resolvemos prolongar uma noite agradável e ir até à discoteca Maria Lisboa, tentar dar uma segunda hipótese ao espaço, depois de uma primeira impressão menos positiva. Lá entrámos e conseguimos perfazer o total de vinte pessoas no espaço. Até aí normal, em fim-de-semana prolongado a cidade de Lisboa depressa vira uma solteirona solitária. Lá fomos ao bar buscar umas vodkas e subimos para podermos fumar descontraidamente, dado que quase ninguém estava cá em baixo. Sem nada para fazermos senão mesmo observarmos, lá ficámos a analisar o espaço, a música e as pessoas.

Findo este interlúdio de explanação, eis que é chegado o tema pertinente:

Onde é que andam as mulheres???

O que é feito das mulheres que gostam de ser mulheres e que, não tendo que ser barbies (muito longe disso!) ou o expoente máximo do feminismo, têm os gestos delicados, a postura correcta e o olhar meigo e descomplexado? Vamos lá ver se consigo explicar isto... porque é que eu acho que existe um código secreto de acesso ao (sub)mundo lésbico que implica gestos masculinos e aquela forma de agarrar o cigarro à cowboy que tanto me incomoda? Perder-se-á na génese da mulher a sua feminilidade quando se assume lésbica? O que é que está errado nisto tudo, nestas posturas que por arrasto rotulam todas as pessoas que ao longo dos séculos se assumem? Existirá ou não um desgarramento, uma descontrução do nosso eu feminino perante esta realidade tão antagónica aos olhos da sociedade? Pergunto porque de facto de me questiono, porque tentando ser sempre liberal e respeitadora de todas as liberdades alheias, existem algumas liberdades que rotulam a minha e me dão este direito de questionar, de querer saber e aprender.



Voltando: mulheres que amam mulheres e eclipsam de si a feminilidade, porquê?!

10 comentários:

FY disse...

Faço sempre a mesma pergunta... e também ainda não tive resposta...

Respeitando sempre a liberdade de tod@s...a todos os níveis... mas onde andam as mulheres que não usam um colete de caça para sair à noite, não têm penteado à militar nem agarram no cigarro com o polegar e o indicador... e já agora que gostem (e saibam) de estar num espaço público em lazer e gostem de ouvir música com o mínimo de qualidade...
Mas em relação ao Maria Lisboa eu já opinei lá no meu estaminé.

Hum... peço desculpa nem pedi com licença para escrever aqui, mas juro que limpei os pés no tapete antes de entrar ;)

Abracinhos grátis

GRAFIS disse...

o que eu sei é que às vezes (na grande maioria das vezes) me apetece as calças e a T-Shirt, e o sapato raso e confortável... já os cabelos rapados, as roupas da tropa e o ar de "camionista"... detesto.
mas nesse caso, terá a ver com o local? é que dos locais frequentados por lésbicas que já conheci (e esse não conheço) a imagem sempre foi essa...

...dina disse...

Cucas: pois, é disso mesmo de que eu falo! Aqui no "poiso" não é preciso bater à porta para entrar: bem-vinda!

...dina disse...

Grafis: A minha opinião é de que é um pouco geral, pelo menos do que tenho apreciado até hoje. Bem-vinda!

a ana do 2º esquerdo disse...

...nem acredito no que estou a ler...
o que escreveste reduz a mulher a uma unica coisa: aspecto.

...dina disse...

Swedish: Oi!!!! Sim, a um estereótipo que é um facto, não é uma questão de "reduzir a", mas sim de "constatar" e de "questionar". Quem somos traduz-se pela nossa postura de estar, apenas lancei uma questão. ;) Beijocas.
P.S.- Para quando um jantar?!

Anónimo disse...

:)
nao discuto esta questao.
sobre a janta, diz o que queres comer, e eu faço! :)
pratos pedidos, diga a sua frase.

g disse...

Gostei de saber noticias do Maria, mas em relação á questão do aspecto há de facto um exagero de esteriotipos que também não me é simpático, porque não há como uma mulher sensual...pelo menos para mim!

...dina disse...

Swedish: qualquer coisa rápida e simples, a companhia vale por qualquer jantar xpto!

...dina disse...

G: Pois... é isso mesmo!